Observatório Social do Brasil - Pará de Minas

DIRETORA EXECUTIVA DO OSB É FINALISTA DE PRÊMIO DA REVISTA VEJA

A Diretora Executiva do Observatório Social do Brasil, Roni Enara (na foto), concorre ao prêmio VEJA-se, da Revista Veja, uma das publicações mais respeitadas e prestigiadas do país. Finalista na categoria Políticas Públicas, em decorrência do seu trabalho de coordenação do Sistema OSB, ela apresentou vários exemplos de resultados obtidos pela entidade.

O Prêmio VEJA-se busca valorizar histórias inspiradoras de cidadãos excepcionais que, muitas vezes longe dos holofotes, se destacam como agentes de mudança na sociedade brasileira.

As categorias são: Educação, Saúde, Diversidade, Políticas Públicas, Inovação e Cultura. São três finalistas de cada categoria, escolhidos pela equipe da revista com base em indicações feitas por especialistas de todas as regiões do Brasil.

Os critérios para a seleção são o impacto social, o alcance e a originalidade de atuação dos candidatos. Os vencedores do prêmio, um por categoria, serão escolhidos por meio de votação popular, realizada no site da revista. Os vencedores serão anunciados em 26 de novembro, em evento realizado em São Paulo.

O trunfo de Roni Enara está na bem sucedida trajetória do OSB, que continua ganhando núcleos municipais em todo o país. Ela concorre mostrando a metodologia OSB de se antecipar às fraudes ou aos erros que custam caro ao contribuinte.

O OSB dedica empenho especial às licitações municipais, que é a seara preferida dos políticos para embutir tramoias nas entrelinhas. Em cada observatório, uma equipe formada por voluntários e técnicos mergulha nas letras miúdas dos editais e acompanha o processo até a entrega dos bens e serviços.

Quando descobre alguma irregularidade, avisa-se a prefeitura. Casos sem solução são encaminhados para as câmaras municipais. E se nada for feito, o caso é repassado aos órgãos de fiscalização, como o Ministério Público e o Tribunal de Contas.

Observatório
SOCIAL DO BRASIL

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.


Rua Rio Grande do Sul, Nº 280, Bairro São José, Pará de Minas
37 3237-9249