Observatório Social do Brasil - Pará de Minas

IGREJA CATÓLICA APONTA OSB COMO EXEMPLO A SER SEGUIDO – REFERÊNCIA SE DEVE À CAMPANHA DA FRATERNIDADE

O Observatório Social do Brasil está sendo apontado pela Igreja Católica como “exemplo a ser conhecido, divulgado e seguido”. A referência se deve ao tema da Campanha da Fraternidade 2019 (CF), que trata do conceito amplo das Políticas Públicas.

Pioneiro na metodologia de controle da legalidade da gestão pública, o OSB se tornou um marco histórico na inovação social. Totalmente apartidário e sem credo religioso, o movimento vem apresentando novo paradigma de controle social, como reconheceu o teólogo João Santiago, coordenador da Campanha da Fraternidade.

O presidente do Sistema OSB, Ney da Nóbrega Ribas, responde à declaração com grande satisfação, principalmente levando-se em consideração o fato da instituição ter se tornado a maior do país em controle social. “É um instrumento da sociedade que clama por justiça social, num espaço democrático, onde todos podem exercer sua cidadania e transformar sua indignação em atitude”, concluiu.

Em Pará de Minas, o presidente do OSB local, Carlos Daniel de Souza, também manifestou enorme contentamento com o reconhecimento da Igreja Católica em relação à atuação da entidade.

Ao lembrar que o papel do Observatório é acompanhar a gestão pública nos municípios, ele citou vários exemplos de como essa parceria tem resultado em ações benéficas.

“A população de Pará de Minas é testemunha disso, já que nosso acompanhamento e as intervenções que, às vezes, acontecem junto à Prefeitura e à Câmara Municipal têm resultado em ganhos, tanto para o poder público como para a sociedade em geral. É isso que nos dá fôlego e ânimo para seguir em frente”, disse ele.

TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE – Neste ano a CF chegou com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”.

A proposta da CNBB é colocar em reflexão a necessidade de a sociedade entender a maneira como as políticas públicas atingem a vida cotidiana, assim como o que pode ser feito para melhor formatá-las e quais as possibilidades de aprimoramento da fiscalização.

Em mensagem ao povo brasileiro, o Papa Francisco declarou que “muito embora aquilo que se entende por política pública seja primordialmente uma responsabilidade do Estado, todas as pessoas e instituições devem se sentir protagonistas das iniciativas e ações que promovam o tema”.

Observatório
SOCIAL DO BRASIL

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.


Rua Rio Grande do Sul, Nº 280, Bairro São José, Pará de Minas
37 3237-9249