Observatório Social do Brasil - Pará de Minas

ITAÚNA SE DESTACA NO RANKING DA TRANSPARÊNCIA QUE DERRUBOU PARÁ DE MINAS

Em recente publicação, o Observatório Social informou o mau posicionamento da Prefeitura de Pará de Minas no ranking de transparência da Controladoria Geral da União (CGU). Do total de 691 entes federados avaliados, o nosso ficou na 561ª posição.

Ao constatar o fato, o OSB encaminhou ofício à municipalidade sugerindo alterações nas publicações feitas em seu Portal da Transparência. E foi exatamente isso que mudou a classificação de Minas Gerais.

O Estado obteve o primeiro lugar no novo ranking da CGU, ao lado do Ceará e do Espírito Santo, na avaliação que mede o nível de transparência passiva (quando o cidadão tem as informações após requerer à administração pública) e na transparência ativa (quando a publicação é feita por iniciativa do órgão).

No caso de Minas, o relatório aponta que o Estado atendeu a todos os quesitos, registrando nota máxima e avançando em relação à edição anterior. Mas, afinal, o que mudou de um ano para o outro?

O controlador geral de Minas, Rodrigo Fontenelle, esclarece que as mudanças ocorreram principalmente na transparência passiva. Antes, os servidores públicos não respondiam muito os cidadãos e depois de passarem por capacitação mudaram de postura. Todos os questionamentos começaram a ser respondidos com rapidez.

Além disso, o governo mineiro fez melhorias em seu portal da Transparência, especialmente em relação às informações sobre histórico de remuneração dos servidores.

ITAÚNA TAMBÉM SE DESTACOU – A segunda edição do Escala Brasil Transparente da CGU também evidenciou os cinco municípios mineiros que ficaram nos primeiros lugares do ranking: Juiz de Fora, Varginha, Passos, Lagoa da Prata e Itaúna, que fica há poucos quilômetros daqui e tem o mesmo contingente populacional de Pará de Minas.

Ao comentar o assunto, a Prefeitura de Itaúna informou que iniciou um trabalho voltado para a melhoria do nível de transparência do município a partir do resultado da avaliação realizada em 2018. Nesses últimos meses, aconteceu o aprimoramento do acesso do site e às formas de fornecimento dos dados aos cidadãos.

Observatório
SOCIAL DO BRASIL

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.


Rua Rio Grande do Sul, Nº 280, Bairro São José, Pará de Minas
37 3237-9249