Observatório Social do Brasil - Pará de Minas

MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL PARABENIZA ATUAÇÃO DO OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

“Parabéns pelo trabalho, muito sucesso e boa sorte”. Foi com estas palavras entusiasmadas que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, cumprimentou os representantes do OSB Pará de Minas, após sua palestra no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em Belo Horizonte, durante evento comemorativo ao lançamento do livro “Constituição do Brasil – 30 anos”.

O contato da gestora do Observatório, Bruna Faria, e seu estagiário Igor Oliveira com o ministro Barroso foi rápido, mas o suficiente para que ele manifestasse seu entusiasmo pelo Sistema OSB que, a cada ano, ganha mais força no país.

Aliás, o envolvimento da sociedade na transformação do Brasil foi um dos pontos abordados na palestra que arrancou aplausos de uma plateia composta por magistrados e demais profissionais que atuam na área jurídica.

Segundo ele, “o Brasil vai mudar porque a população está acordando. Hoje em dia o acompanhamento da sociedade junto às questões públicas é muito maior, assim como as ações coletivas”.

Ao avaliar a Constituição Federal, Barroso reconheceu que mesmo não tendo ainda aplicabilidade plena ela já trouxe grandes avanços, “porque na democracia tudo pode ser conversado”. O ministro citou os golpes sofridos pelo país antes de 1988, quando foi promulgada a Constituição, cujos efeitos foram muito negativos para toda a sociedade.

Ele também defendeu as reformas que considera imprescindíveis à retomada do crescimento nacional. Sobre a tributação, aponta como caminho ideal a unificação de impostos. Na política, o ideal seria a implantação do voto distrital, aproximando os representantes dos eleitores.

E para a reforma previdenciária, o posicionamento dele é de ampla discussão para a implementação de medidas penosas, mas necessárias. “Caso elas não aconteçam agora, muito em breve teremos 80% do orçamento nacional destinado ao custeio das aposentadorias”, concluiu.

Observatório
SOCIAL DO BRASIL

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.


Rua Rio Grande do Sul, Nº 280, Bairro São José, Pará de Minas
37 3237-9249