Observatório Social do Brasil - Pará de Minas

OBSERVATÓRIO SOCIAL DE PARÁ DE MINAS SE APRESENTA NO GT DA ONU BRASIL

O Observatório Social de Pará de Minas foi o convidado especial do Grupo Temático Anticorrupção da ONU no Brasil, com sede em São Paulo. O encontro aconteceu na última segunda-feira (10),proporcionando à entidade uma boa explanação sobre o papel do Sistema OSB, que está em plena expansão no país.

O convite do GT da ONU veio com a conquista do 1º lugar no Concurso Boas Práticas do Sistema OSB, realizado em agosto, em que o OSB Pará de Minas, com ajuda da população, se mobilizou na popularização do vídeo “Água mais barata” (disponível no youtube).

No encontro realizado na capital paulista o diretor institucional do OSB Pará de Minas, Carlos Henrique de Souza, discorreu detalhadamente sobre a importância dos observatórios sociais, já que eles atuam firmemente nos municípios e como tal, têm papel fundamental no acompanhamento dos órgãos públicos.

Durante 40 minutos o representante de Pará de Minas informou à plateia o código de conduta e as normas, assim como os desafios e as conquistas do Sistema OSB que já chegou a 16 estados brasileiros.

Carlos Henrique também evidenciou a brilhante atuação dos mineiros nas ações cidadãs, afirmando que elas ficarão mais sólidas e amplas através da recém-criada Unidade Administrativa do OSB em Minas Gerais, projeto que está sendo impulsionado pelo presidente do Sistema, Ney Ribas, em parceria com Emílio Parolini, presidente da Federação das Associações Empresariais de Minas Gerais (Federaminas).

Ao lembrar que o papel do OSB é a busca de espaço para o exercício da cidadania, o diretor ainda pontuou questões importantes, tais como o apoio do Ministério Público às ações da entidade, o reconhecimento político de que o Sistema não foi criadoo para punir e sim colaborar com a boa gestão pública e, principalmente, os cases de sucesso que dão fôlego à entidade.

O bom resultado da apresentação apareceu nos aplausos entusiasmados da plateia formada por executivos compliance. Houve consenso em torno da necessidade de qualificação maior dos servidores públicos no interior do País, para se evitar anomalias que venham a comprometer os cofres públicos.

O assunto foi levado tão à sério que o GT da ONU vai incluir nas metas de 2019 projetos voltados para a interiorização das ações cidadãs de combate à corrupção. Reynaldo Goto, um dos integrantes do GT e autor do convite para o OSB Pará de Minas, fez importante declaração a respeito. “Convidamos o OSB como prêmio mas, ao final, premiados fomos nós em conhecer a relevância do Sistema OSB. A ele, todo nosso apoio”, concluiu.

ENTENDENDO O PAPEL DO COMPLIANCE– o termo significa “estar em conformidade com”, obedecer, satisfazer o que foi imposto, comprometer-se com a integridade. No âmbito corporativo, uma organização “em compliance” é aquela que, por cumprir e observar rigorosamente a legislação à qual se submete, preserva ilesa sua integridade e resiliência, assim como a de seus colaboradores.

Observatório
SOCIAL DO BRASIL

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.


Rua Rio Grande do Sul, Nº 280, Bairro São José, Pará de Minas
37 3237-9249