Observatório Social do Brasil - Pará de Minas

OSB GANHA DESTAQUE EM SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ

A eficácia da atuação do Sistema OSB foi destacada no Seminário Internacional de Participação Cidadã, realizado no México, na última semana.

O evento vem acontecendo desde 2009 e tem contado com representantes dos órgãos de controle de toda a América Latina, em busca de soluções para a necessidade dos países criarem mecanismos alternativos aos da democracia eleitoral, que permitam a materialização deste direito.

O OSB foi citado como exemplo de uma bem sucedida organização que está completando 12 anos e já registrou mais de R$ 4 bilhões de economia para os cofres públicos municipais.

Atuando hoje em 17 estados, através de 150 cidades brasileiras e contando com um corpo de 3.000 voluntários, a entidade mantém firme o compromisso de colaborar na efetiva melhora da aplicação dos recursos públicos.

Com base nesses números Marcos Mendiburu, um dos organizadores do seminário, destacou que a existência do OSB no Brasil é fundamental como aliada das Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS) para ter presença em todo o território.

Já o jovem Bruno Sampaio, que é consultor do OSB de Limeira, no estado de São Paulo, chamou atenção para o fato do Brasil ainda estar engatinhando na participação do cidadão em atos públicos e em fatos políticos. No entanto, ele acredita que o compartilhamento dessas ações é transformador na busca de soluções para os problemas nas cidades.

Observatório
SOCIAL DO BRASIL

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.


Rua Rio Grande do Sul, Nº 280, Bairro São José, Pará de Minas
37 3237-9249