Observatório Social do Brasil - Pará de Minas

OSB GANHA PRÊMIO INTERNACIONAL EM EVENTO REALIZADO NO MÉXICO

E o prêmio na categoria Equidad y sociedad colaborativa (Igualdade e Sociedade Colaborativa) do LATAM Smart City Awards 2019, vai para… o Observatório Social do Brasil (OSB)!!!

O anúncio encheu de alegria e orgulho os representantes da entidade que participavam da cerimônia realizada em Puebla, no México, no último dia 3 de julho. Ao conquistar o prêmio, o OSB superou iniciativas da Guatemala e do Equador.

Segundo a organização do evento, no total foram 76 iniciativas candidatas incluindo, além da categoria em que o OSB venceu, Transformação Digital, Desenvolvimento Urbano, Sustentabilidade e Mobilidade.

O evento tem um conceito bastante amplo que inclui a atuação de participação social e de mudança de postura da sociedade, que é o que propõe o Sistema OSB. A diretora executiva do Observatório, Roni Enara, demonstrou entusiasmo com o reconhecimento atribuindo o prêmio a atuação dos OSB locais.

Segundo ela, a conquista no México foi graças ao trabalho e dedicação de cada um dos 3.500 voluntários, dirigentes e equipe técnica de cada OSB local.

E em meio às alegrias de mais um momento vitorioso, nunca é demais lembrar que o Sistema OSB é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que dissemina uma metodologia padronizada para a criação e operação de um sistema em mais de 140 organizações democráticas e não-partidárias.

O Sistema OSB contribui para a eficiência da gestão pública, tendo ajudado a economizar mais de R$3,5 bilhões nos últimos 5 anos, com uma atuação preventiva no monitoramento das compras, desde a publicação do edital de licitação até a entrega de bens ou serviços. Irregularidades constatadas são informadas ao gestor municipal com solicitação de correção.

A metodologia também inclui a divulgação eletrônica de licitações para o maior número possível de empresas, monitoramento de portais de transparência e ações de educação para cidadania. Tudo isso buscando o empoderamento da sociedade a fim de transformar os cidadãos em protagonistas na melhoria das cidades.

Observatório
SOCIAL DO BRASIL

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.


Rua Rio Grande do Sul, Nº 280, Bairro São José, Pará de Minas
37 3237-9249