Observatório Social do Brasil - Pará de Minas

OSB PARTICIPA DE ENCONTRO COM ESTUDANTES QUE FAZEM PARTE DO PARLAMENTO JOVEM DA CÂMARA MUNICIPAL

Criado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o Parlamento Jovem está completando 16 anos. Já em Pará de Minas, são 4 anos de experiência nesse programa de formação política voltado para os estudantes do ensino médio dos municípios mineiros.

O grande desafio é criar a oportunidade das novas gerações conhecerem melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo.

O estímulo à formação política e cidadã dos estudantes vem acontecendo em nossa cidade através de encontros semanais promovidos pela Câmara Municipal. Aliás, é ela quem coordena e administra todas as etapas do projeto.

O início das atividades de 2019 aconteceu no dia 12 de março, com a realização de uma cerimônia no plenário do Legislativo. Já na última terça-feira (19) os participantes assistiram a duas palestras importantes.

O tema “Sustentabilidade” foi abordado pelo professor Flávio Salgueiro Moreira, que defendeu maior participação da sociedade na compreensão e nas ações em defesa da proteção do meio ambiente.

Já o Observatório Social de Pará de Minas (OSB) falou sobre “Cidadania”, apresentando sua trajetória de sucesso e mostrando o quanto as ações desenvolvidas vêm trazendo benefícios para a coletividade e, ao mesmo tempo, para o poder público.

As abordagens chamaram bastante atenção da plateia, constituída de adolescentes entre 14 e 17 anos. Eles estudam nos três estabelecimentos de ensino participantes desta edição ao Parlamento Jovem, caso das escolas estaduais Nossa Senhora Auxiliadora, Manoel Batista e Avany Vilhena Diniz.

E os resultados logo apareceram, através de inteligentes intervenções dos alunos. A resposta deles foi muito bem avaliada pela gestora do OSB, Bruna Faria, que aproveitou a oportunidade para cadastrá-los no banco de dados da entidade. A partir de agora, eles passam a receber informações mais frequentes sobre a atuação do Observatório, podendo se tornar multiplicadores.

Também foi muito positiva a avaliação da coordenadora municipal do Parlamento Jovem, Aparecida Libéria Santos Moreira. Com a experiência das edições passadas, Cida antecipa o amadurecimento dos jovens, sobretudo na discussão de ideias, sem qualquer agressividade. “Eles aprendem a ouvir e a expor seus pensamentos mais claramente, ampliando a capacidade de avaliação sobre a política e a cidadania em si”, concluiu.

Observatório
SOCIAL DO BRASIL

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.


Rua Rio Grande do Sul, Nº 280, Bairro São José, Pará de Minas
37 3237-9249