Observatório Social do Brasil - Pará de Minas

PROJETO “DE OLHO NAS ELEIÇÕES” TERMINA COM SALDO POSITIVO

Divulgado o balanço final do projeto De Olho nas Eleições, desenvolvido pelo Sistema OSB. Entre os muitos candidatos a prefeito e vereador nas cidades brasileiras, 1.609 postulantes às vagas eleitorais assinaram o Termo de Compromisso com a Transparência.

Ele foi desenvolvido pelo Observatório Social do Brasil em prol da melhoria da gestão, do controle e do acesso aos dados nas prefeituras e nas câmaras municipais. O balanço mostra que 1.478 candidatos a vereador e 131 candidatos às prefeituras, distribuídos em 41 municípios, demonstraram publicamente à sociedade brasileira que estariam dispostos a levantar a bandeira da transparência.

Isso significa apoio às políticas públicas direcionadas ao fomento do controle social, acesso dos cidadãos aos compromissos municipais com uma gestão eficiente, bem como o cumprimento dos princípios constitucionais em suas legislaturas.

E agora, passado o pleito eleitoral, os números também se mostram interessantes por outro aspecto. Na categoria Vereadores, do total de assinaturas, cerca de 70% foram eleitos ou se tornaram suplentes e isso dará oportunidade aos munícipes locais de cobrar dos escolhidos o compromisso que eles firmaram com os OSB’s.

Já na categoria Prefeitos, cerca de 20% dos que assinaram o Termo de Compromisso foram eleitos. Para o Observatório Social do Brasil, “os dados e números revelam uma ótima oportunidade para os cidadãos, que estão nas cidades onde esses eleitos serão empossados de cobrar efetivamente a transparência na coisa pública”.

A diretoria do OSB Pará de Minas também avaliou positivamente a mobilização, sob o entendimento que o primeiro passo foi dado. Agora, é só intensificar as ações nas próximas campanhas eleitorais.

Observatório
SOCIAL DO BRASIL

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.


Rua Rio Grande do Sul, Nº 280, Bairro São José, Pará de Minas
37 3237-9249