Observatório Social do Brasil - Pará de Minas

R$ 2 MILHÕES DEIXAM DE SER DESPERDIÇADOS POR PREFEITURAS MONITORADAS PELO OSB

O monitoramento do Sistema OSB, através da Força Tarefa Cidadã criada para monitorar os gastos dos municípios no enfrentamento à Covid-19, já apresenta resultados. Em Assis Chateaubriand e Medianeira, no interior do Paraná, o acompanhamento do Observatório Social proporcionou economia equivalente a R$ 2 milhões.

Com esse valor seria possível comprar 70 respiradores hospitalares ou 12 ambulâncias do tipo UTI, 200 mil litros de álcool em gel ou mesmo construir duas unidades básicas de saúde.

Através desses dois exemplos é possível avaliar a importância do OSB nessa frente e a relevância da entidade se torna maior quando lembramos que o Sistema OSB tem mais de 150 unidades filiadas em pleno funcionamento nos municípios.

Por meio de seus voluntários, elas têm aplicado metodologia padronizada, com checklist e análise técnica, que ajudam a gerar economia de recursos financeiros nas compras públicas, fazendo diferença na gestão e aplicação dos serviços públicos ofertados nessas cidades.

O OSB Pará de Minas faz parte da Força Tarefa Cidadã e vem acompanhando toda a movimentação financeira da Prefeitura, no que diz respeito aos investimentos e despesas no enfrentamento da Covid-19.

Foi através desse monitoramento, inclusive, que a entidade avaliou o desempenho do município no Ranking da Transparência no Combate à Covid-19. Na escala que vai de zero a 100 pontos, a Prefeitura de Pará de Minas se enquadrou na avaliação “bom”, obtendo pontuação final de 68,35%.

Segundo Guilherme France, coordenador de pesquisa do Centro de Conhecimento Anticorrupção da Transparência Internacional – Brasil, o ato de simplificar e tornar mais ágeis os processos de compras e contratações não significa abrir mão de mecanismos e controles que minimizem os riscos de corrupção.

“O controle realizado pela sociedade em geral tem o potencial de descartar irregularidades e prevenir desperdícios e corrupção. Mas, para que esse controle possa ser efetivamente exercido, a União, os Estados e os Municípios devem fornecer todas as informações sobre as contratações emergenciais”, concluiu.

Observatório
SOCIAL DO BRASIL

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.


Rua Rio Grande do Sul, Nº 280, Bairro São José, Pará de Minas
37 3237-9249