Observatório Social de Pará de Minas

BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO – Assim mesmo, com letras maiúsculas. Essa definição retrata fielmente o perfil de Carlos Daniel de Souza, um cidadão com a cara do Brasil que estamos ajudando a transformar.

Natural de Pará de Minas (MG), ele tem uma trajetória brilhante. É um profissional muito competente, na área contábil, e desde a juventude manifestou interesse pelo próximo, aprendizado que vem desde a época em que era aluno salesiano, através da Fundação São João Bosco.

E o que isso tem a ver com a fundação do Observatório Social de Pará de Minas? Tudo! O paraminense que até hoje participa dos movimentos salesianos, voltados para ações sociais destinadas aos jovens carentes, é o mesmo que move seus sonhos em direção ao novo Brasil, livre da corrupção, da violência e outros males que tanto afetam a sociedade moderna.

Carlos Daniel descobriu por acaso o Observatório Social do Brasil (OSB), movimento nascido no Sul do país. Estava em um congresso de salesianos na cidade de Itajaí (SC) quando em meio às palestras que pregavam a justiça social alguém citou o Observatório.

Interessado pela causa ele e um amigo logo investiram nos conhecimento afins e tão logo retornaram a Pará de Minas começaram a divulgar o projeto. Uns aplaudiam entusiasmados, outros manifestavam desinteresse, sem falar naqueles que olhavam desconfiados.

De repente, começaram os encontros em um “trabalho de formiguinha”. Tempos difíceis aqueles em que as reuniões atraíam poucos representantes de associações, sindicatos de classe, entidades sociais, estabelecimentos de ensino, instituições religiosas e até empresários. A resistência de muitos gerou frustração, mas os amigos cobraram reação e Carlos Daniel se curvou, mais uma vez, ao chamado de um país mais justo.

Cheio de coragem e garra decidiu que estava na hora de Pará de Minas mostrar mais uma vocação. A terra dos teares e do agronegócio, afinal tinha um novo desafio: praticar cidadania de verdade.

E assim, a partir de uma videoconferência, tudo aconteceu. O papel do OSB ficou muito claro para todos os presentes que começaram a buscar informações mais detalhadas, buscando referência junto ao Observatório Social de Piumhi (MG) que, por sua vez, abriu as portas para o acesso à sede nacional em Curitiba (PR).

O agendamento da visita do presidente do OSB Brasil a Pará de Minas foi o chute mais forte em direção ao gol da cidadania. Em 25 de agosto de 2016 desembarcou em “terras patafufas” Ney Ribas, presidente do OSB nacional, para uma reunião com os interessados em formar o núcleo local do movimento e uma palestra para universitários.

Quase dois meses depois, em 18 de outubro, foi oficialmente fundado o Observatório Social de Pará de Minas. Logo em seguida a diretoria se estruturou para o gerenciamento, começando a trabalhar em janeiro de 2017, juntamente com a nova gestão municipal (Câmara e Prefeitura).

Antes mesmo de completar seu primeiro aniversário o OSB local alcançou muitas conquistas, inclusive apadrinhando outros núcleos na região. E que venham mais vitórias cidadãs…

Compartilhe