Mais uma vez o Sistema OSB, através de seus núcleos municipais, proporcionou ao país e, principalmente, aos membros da Transparência Internacional Brasil, a oportunidade de conhecer a força deste movimento social voluntário que, a cada ano, se fortalece mais.
A afirmação em questão se deve à participação de voluntários dos Observatórios Sociais no levantamento de dados e informações sobre a transparência pública em cidades brasileiras. Participaram os filiados de Sete Lagoas, São Paulo, Franca, Indaiá e São Leopoldo que, somados a outras entidades, contribuíram com o levantamento de dados das cidades em que eles atuam.
Ao todo, 107 prefeituras foram avaliadas através da metodologia desenvolvida pela Transparência Internacional Brasil. Pelos critérios de avaliação, as cidades receberam notas de 00 a 100, sendo que as mais altas foram justamente aquelas que tiveram acompanhamento de governança e transparência pública nesses municípios.
O presidente do Sistema OSB, Jean Pedroso, ficou bastante satisfeito com os resultados. Segundo ele, a ação “estimula e colabora com uma das principais bandeiras dos Observatórios Sociais, que é o Controle Social, dando voz e vez aos cidadãos que foram voluntários nesse projeto”.
Jean afirmou ainda que a Transparência Internacional Brasil esteve com o OSB em importantes parcerias e, mais uma vez, reconhece o trabalho coordenado e prontamente coloca os Observatórios Sociais como parceiros importantes na captação e realização do trabalho.
Finalizou sua manifestação afirmando que “a transparência fortalece o cidadão, pois, só assim, ele pode colaborar com as efetivas decisões e direcionamentos dos investimentos nos municípios brasileiros”.