Observatório Social do Brasil - Pará de Minas

SAI O BALANÇO DAS ADESÕES AO TERMO DE COMPROMISSO DO OSB

Em azul está a quantidade de candidatos que compareceu e em laranja a quantidade que não compareceu

Se para os candidatos, eleitos ou não, o momento é de balanço da campanha eleitoral, o mesmo se pode dizer do Observatório Social de Pará de Minas em relação ao levantamento de sua mobilização em prol da política honesta e transparente.

A campanha “De Olho nas Eleições”, lançada no primeiro semestre pelo Sistema OSB, ganhou impulso em todos os municípios onde existem núcleos do Observatório. Aberta com uma pesquisa que levantou a consciência do eleitorado sobre o papel dos homens públicos, ela passou por várias fases e terminou com a proposta de assinatura do Termo de Compromisso dos candidatos.

O documento contém vários itens e foi apresentado a todos os partidos que disputaram as eleições em Pará de Minas. No que diz respeito aos candidatos a vereador, dos 283 apenas 24 aderiram à proposta, sendo que dois estarão na próxima legislatura – Toninho Gladstone e Luiz Lima.

Já no tocante ao Termo de Compromisso direcionado aos candidatos a prefeito, três deles assinaram – Marcone, Marzagão e Paulo César. O candidato Geraldinho Cuíca, por meio de sua assessoria, informou que se comprometia com 13 das 35 medidas. Para as demais, necessitaria de análise técnica e financeira, caso fosse eleito.

O OSB também tomou conhecimento, através de relatos dos próprios candidatos a vereador, que vários presidentes de partidos não repassaram informações a eles sobre o Termo de Compromisso. Muitos souberam do assunto pela imprensa local e através das redes sociais.

O número de adesões à iniciativa ficou bem aquém das expectativas do Observatório, mas essa realidade não frustrou as iniciativas da entidade que mantém seu compromisso de bem representar a comunidade na observância constante do poder público.

Segundo o presidente Carlos Daniel de Souza, comportamentos políticos não mudam de uma hora para outra, por isso é preciso persistência e essa característica o OSB tem de sobra.

O mais importante, na visão da diretoria, é que tanto os gestores públicos como a população aprenderam a enxergar e confiar na capacidade do Observatório local, que é um dos mais conceituados do país.

Observatório
SOCIAL DO BRASIL

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.


Rua Rio Grande do Sul, Nº 280, Bairro São José, Pará de Minas
37 3237-9249